Vigas danificadas pelos cupins

Vigas atacadas pelos cupins



A cada ano, cupins atacam milhares de casas. Já que eles comem madeira de dentro para fora, cupins podem “trabalhar” na madeira por um longo período sem serem notados. Quando finalmente são notados pelo proprietário da casa, eles já podem ter causado danos extensivos. Algumas vigas podem inclusive ceder, e isso é particularmente perigoso caso a viga sirva de sustentação para um andar superior.

Cupins de madeira seca, ao contrário dos cupins subterrâneos, não vivem na terra (solo). Eles atacam madeira que esteja acima do nível do chão. Quando cupins da madeira seca se estabelecem em uma viga, eles escavam galerias na madeira. Eles fazem pequenos buracos que utilizam para descartar os grânulos fecais que produzem. Essa matéria fecal se assemelha a serragem de madeira. Podem cair em locais que são notados pelo proprietário, mas também podem cair em locais como a grama do quintal, e nunca ser notados pelo proprietário da casa.




Caso os cupins não sejam detectados a tempo, eles podem viver por muitos anos dentro da viga, até ser tarde demais para que possa ser recuperada.

Vigas que tenham sido danificadas por cupins podem ser muito caras de se substituir. E muitas vezes, suportam outros elementos estruturais da casa. Em muitos casos, vigas intactas têm que ser removidas para que a viga danificada possa ser reparada ou removida. A tarefa de substituir uma viga danificada pode requerer mão de obra qualificada, e no final a substituição pode sair muito cara.

Caso você note algum tipo de dano ou desgaste nas vigas, principalmente sinais de cupins, é interessante solicitar uma inspeção profissional. Especialistas em dedetização e descupinização podem reconhecer sinais de atividades de cupins. Eles também podem reconhecer o tipo de cupim, baseado nas evidências deixadas pelos insetos.

Caso seja necessária a descupinização, esses profissionais irão determinar o tratamento mais efetivo. Muitos tratamentos de controle do cupim vêm com uma garantia, caso os cupins voltem a atacar sua casa no espaço de tempo da garantia.

Em nosso blog há também outros métodos caseiros e naturais para matar ou controlar o cupim. Segue alguns links abaixo:


Categories: | Leave a comment

Leave a Reply

Dúvidas e Comentários?