Tratamento da Madeira Contra o Cupim


Como Tratar a Madeira e Evitar o Cupim





Cupins se nutrem da celulose, que geralmente conseguem a partir da madeira. Na verdade isso é benéfico à natureza se o cupim está comendo um pedaço de madeira ou uma árvore caída na mata. Contudo, em ambientes urbanos, se não há árvores, o cupim irá atacar a madeira encontrada em habitações humanas.

A cada ano, cupins atacam milhares de casas. Isso força os proprietários a gastar muito dinheiro para reparar o dano causado. Para ajudar a reduzir o custo desses reparos, cientistas têm desenvolvido maneiras de prevenir que cupins ataquem as casas. Há vários tipos de madeira que são naturalmente resistentes a ataques de cupins, conforme já falamos aqui. Contudo, em muitos casos essas madeiras são muito caras para serem usadas em larga escala na sua construção.

Madeira Tratada





Há disponível no mercado madeiras tratadas, geralmente pelo método da autoclave. A madeira é impregnada de agentes imunizantes. Esses agentes tornam a madeira resistente aos cupins e outros processos de deterioração.

Especialistas recomendam que seja aplicado à madeira tratada algum método ou produto de selagem, caso a madeira vá ficar exposta aos elementos (em áreas externas). A razão disso é que, com o tempo, a água poderá remover os agentes imunizantes da madeira, deixando-a vulnerável ao ataque dos cupins.

Tratamento com Borato


Produtos à base de borato podem ser usados para tratar madeira que já tenha sido utilizada na construção da casa. Esses produtos podem ser borrifados ou pincelados na superfície da madeira. O borato é absorvido pela madeira, o que não afeta a resistência ou aparência da madeira.

O borato permanece na madeira, a menos que a madeira seja saturada de água (encharcada). O borato torna a madeira tóxica para os cupins, e também protege-a contra deterioração e ataques de brocas.

Alguns desses produtos devem ser diluídos em água antes da aplicação. O processo de diluição e aplicação pode ser difícil para proprietários de casa, geralmente é melhor confiar esse trabalho a profissionais.

Muitas empresas e profissionais de dedetização e descupinização oferecem aplicações de borato para proteger madeira do ataque de cupins.

Saiba mais:



Categories: , | Leave a comment

Leave a Reply

Dúvidas e Comentários?