Serragem é sinal de cupim?

Cupim produz serragem?




Você já pode ter encontrado em casa pequenos montes de “serragem”. O primeiro pensamento é que ali deve haver cupins. Embora os cupins se alimentem da madeira, eles não produzem serragem.

Serragem pode ser sinal de muitas outras coisas além de cupins. Algumas vezes gavetas de móveis podem produzir serragem pela fricção da gaveta com a madeira.

Outras vezes, a serragem pode ser sinal de outro inseto que danifica madeira, como algumas espécies de formiga. Embora essas formigas não comam madeira, elas produzem serragem ao fazer seus ninhos na madeira. Essa serragem geralmente contém partes de outros insetos que tenham sido comidos pelas formigas.

Brocas (espécie de besouro) botam seus ovos na madeira. A larva come a madeira à medida que se desenvolve. Eles produzem pó de madeira ou pequenos grãos que parecem muito com serragem muito fina. Quando a broca adulta sai da madeira, ela faz pequenos buracos circulares. O pó fino então cai de dentro desses buracos.


Cupins ficam escondidos enquanto se alimentam da madeira. Embora façam seu trabalho longe das vistas dos seres humanos, eles deixam sinais de atividade. Embora não produzam serragem, os sinais de cupins são muito fáceis de reconhecer caso a pessoa saiba que sinais procurar.

Cupins deixam até mesmo sinais sonoros de sua presença. Você pode bater com um objeto (por exemplo, o cabo de uma chave de fenda) na madeira com sinais de dano. Caso a madeira produza um som oco, é possível que os cupins se localizem naquela parte da madeira.

À medida que os cupins vão comendo a madeira, a superfície da madeira poderá apresentar uma aparência “empolada”. Isso pode acontecer quando o cupim comem a madeira mais superficial, deixando apenas a pintura ou verniz da superfície.

Cupins subterrâneos (cupim da terra), ao escavar a madeira, trazem partículas de terra para dentro de suas galerias. Eles fixam essas partículas e suas próprias fezes nas paredes das galerias, o que ajuda a manter o ambiente úmido lá dentro.

Caso a madeira danificada se quebre ou se parta, você poderá ver os cupins lá dentro. Já que eles são muito sensíveis à desidratação, eles tentarão fugir da luz o mais rápido possível. Terra dentro da madeira  é um sinal de que os cupins subterrâneos têm estado ativos.

Cupins de madeira seca fazem galerias maiores que as dos cupins subterrâneos. Como eles não entram em contato com a terra, suas galerias são limpas e lisas.

Os cupins de madeira seca se livram de seus dejetos colocando-os para fora de suas galerias. Eles jogam os grânulos fecais através de pequenos buracos na madeira.

Esses grânulos são alongados. As bordas são arredondadas e têm seis lados côncavos. Cada um desses grânulos é idêntico ao outro. Pequenos montes desses grânulos são sinais de que os cupins de madeira seca têm estado ativos no local. Esses grânulos podem ser confundidos com serragem.

Você pode contatar uma empresa ou profissional de descupinização (dedetização) ao encontrar “serragem” ou outros sinais suspeitos. Esses especialistas têm as ferramentas necessárias para fazer uma inspeção cuidadosa. Eles podem reconhecer os sinais de cupins e outros insetos destruidores de madeira, e indicar o tratamento mais adequado.

Nós também já falamos aqui sobre vários métodos que você mesmo pode tentar:


Categories: | Leave a comment

Leave a Reply

Dúvidas e Comentários?