Óleo Para Matar Cupim – Receita


Óleo Queimado para Matar Cupim?





A sabedoria popular sempre é uma fonte de informações no combate a qualquer praga urbana, e o combate ao cupim não é exceção.

Você já deve ter ouvido falar ou recebeu a sugestão de utilizar óleo queimado (óleo de motor), óleo diesel e querosene para combater infestação por cupim. É um método conhecido e caseiro, mas é eficiente?

O óleo queimado (pode ser óleo de motor de carro ou obtido de processos industriais) é eficaz, pois é tóxico para o cupim. Na verdade, é na queima do óleo que são produzidas as substâncias que irão repelir o cupim.

Um método popular de utilização de óleo queimado na eliminação do cupim é jogar ou passar o óleo sobre a madeira. Ao contrário do verniz ou tinta, que só protegem a madeira superficialmente, o óleo queimado penetra mais profundamente na madeira.

É um método eficiente, realmente repele o cupim, mas apenas as áreas em que o óleo penetrou estarão protegidas, as áreas ao redor ainda estarão vulneráveis.

Algumas pessoas ainda recomendam a utilização de querosene, mas o fato é que você pode combinar os dois em uma mesma solução para criar um repelente eficaz.

A receita é a seguinte:


Misture meio litro (1/2) de óleo diesel queimado e 1 litro de querosene

Passe a mistura sobre a madeira com a ajuda de um pincel

Espere secar e dê duas a três demãos

Recomenda-se passar essa mistura sobre a madeira duas vezes ao ano.

Deve-se passar a mistura em madeira sobre a qual não tenha sido aplicada resina ou verniz. Após a aplicação do óleo, aguardar 15 dias para aplicar resina.

Onde encontrar óleo queimado para matar cupins?


Você pode retirar de seu veículo ou encontrar óleo diesel queimado em postos de gasolina ou oficinas mecânicas, basta pedir a algum funcionário, geralmente são solícitos, pois o óleo é um resíduo do qual eles teriam que se livrar de qualquer jeito.

Óleo Diesel Queimado e Querosene Para Matar o Cupim da Terra


Essa mistura pode matar o cupim subterrâneo? Sim, pode. Mas não é recomendado utilizar óleo queimado no solo. Além de ser crime ambiental, não há evidências de que o óleo queimado no solo tenha a mesma eficácia que na madeira. Seria necessária uma grande quantidade de óleo para que o tratamento fosse eficaz no solo; uma quantidade que seria simplesmente devastadora para o meio ambiente e para todos em sua casa e seu quintal.

Contate um profissional ou empresa dedetizadora, que poderá indicar produtos e métodos para tratar o solo e combater o cupim subterrâneo. Ou leia nossos posts anteriores sobre o cupim da terra.



Desvantagens e Observações


O óleo queimado pode manchar móveis de madeira clara. Para esses móveis, utilize apenas o querosene, aplicando uma vez por semana durante um mês. O efeito será o mesmo.

Além disso, o cheiro do óleo queimado e querosene podem permanecer no ambiente. Deixe o local arejado ao aplicar e após a aplicação. Caso vá aplicar sobre grandes áreas (por exemplo, em toda uma casa que acabou de ser feita), seria necessário entre 7 a 15 dias para que o cheiro se dissipe por completo.

No caso de grandes infestações, ou caso móveis inteiros ou grandes estruturas, como um telhado, estejam comprometidos pelo dano causado pelo cupim, o óleo queimado não será a solução.

Nesses casos mais graves, geralmente apenas a ação de uma empresa ou profissional especializados resolverá. Os profissionais serão capazes de analisar a extensão dos danos causados e dos ninhos dos cupins, e determinar quais os métodos de combate ao cupim serão mais indicados para a sua casa.

Entre em contato com uma empresa dedetizadora, desinsetizadora ou especializada em descupinização e solicite uma visita para orçamento.

Leia mais:

Fontes:


Categories: , | Leave a comment

Leave a Reply

Dúvidas e Comentários?