Cupim voador, cupim de parede ou cupim no forro?



Nós aqui do blog Como Acabar com os Cupins nos orgulhamos de ser referência no assunto controle e extermínio do cupim.

Recebemos centenas de visitas por dia, muitas vezes por parte de pessoas que nunca tiveram contato com esse inseto, e que procuram uma solução para os prejuízos causados pelos cupins.

Com exceção de biólogos e outros estudiosos, geralmente as pessoas não conhecem o cupim, e nem são obrigadas a saber que na verdade há basicamente dois tipos de cupins que provocam danos em casas: o cupim de madeira seca e o cupim subterrâneo ou de solo.

Mas é comum que, ao encontrar cupins de diferentes formatos e em lugares diferentes da casa, as pessoas imaginem que há muito mais tipos de cupim.

Portanto, recebemos perguntas do tipo:


Como matar cupim voador?
Na verdade o cupim voador é apenas uma das três castas de cupins que existem em qualquer colônia: os cupins reprodutores. Eles saem em revoadas nas épocas chuvosas do ano para formar novas colônias, e são popularmente chamados de aleluias, sililuias ou siriris. As outras duas castas de cupins são os trabalhadores e soldados, além do rei e rainha que existem em cada colônia. Tanto o cupim de solo quanto o de madeira possuem cupins de asas em suas colônias.
Poucos cupins voadores que saem em revoada irão formar uma nova colônia. A maior parte deles morre no meio do caminho (caem em poças de água, são esmagados, etc.) ou são atacados por predadores como lagartixas, sapos, morcegos, etc.

Como acabar com cupim de parede?
Caso você encontre túneis ou sinais de cupins nas paredes, na verdade se trata do cupim de solo ou subterrâneo, e sua colônia muito provavelmente se encontra sob o imóvel.

Como acabar com cupim no forro?
Nesse caso, o causador do problema pode ser tanto o cupim de madeira quanto o de solo.

Soluções
Qualquer que seja o caso, há várias maneiras de acabar com os cupins.
Você pode contratar uma empresa exterminadora (dedetizadora) para fazer o que se chama de descupinização. Geralmente essa é a melhor solução no caso de grandes infestações por cupins, pois grandes colônias geralmente se encontram em lugares muito difíceis de alcançar: sob o solo, sobre o forro, etc., e apenas eliminando a rainha é que se elimina a colônia de forma definitiva.
Também há métodos e produtos que você mesmo pode aplicar (seguindo sempre as orientações do fabricante).
E claro, há maneiras e soluções caseiras, naturais e ecológicas de acabar com os cupins, que podem ser lidas nos links abaixo:


Categories: , , | Leave a comment

Leave a Reply

Dúvidas e Comentários?