Guia – Como Acabar com os Cupins





Cupins podem causar muitos danos caso nenhuma providência seja tomada contra eles. Este guia é uma compilação de vários posts em nosso blog, e nele falaremos sobre métodos que irão ajudá-lo a acabar de vez com os cupins.

Sinais de Cupins


O sinal mais comum de uma infestação por cupins são asas descartadas pela variedade alada do cupim (cupim voador). Moradores irão encontrar essas asas perto de portas e janelas, mas em qualquer outro lugar também, por exemplo, próximo a móveis de madeira. Essas asas ou os próprios cupins voadores geralmente são avistados nos primeiros dias de primavera.

Você não tem que esperar até a primavera para descobrir que está sofrendo uma infestação de cupins. Há alguns sinais que podem ser observados em qualquer época do ano, e que poderão indicar que há uma colônia de cupim em algum lugar próximo:

·         Pintura formando bolhas ou rachando – os cupins estão destruindo o interior de algum móvel ou estrutura, e à medida que eles se aproximam da superfície, a camada de tinta começará a formar bolhas. Dentro das bolhas, poderá ser encontrado o dejeto dos cupins. A pintura das paredes também poderá rachar, de uma maneira diferente das rachaduras causadas por falhas estruturais.
·         A madeira sólida parece oca – cupins irão deixar o exterior de um item de madeira intacto, escavando o interior. Ao bater nessa madeira, podemos perceber um som levemente oco.
·         Túneis – cupins da terra fazem túneis que se espalham por paredes, vigas e batentes.

Como matar cupins




Antes de tomar medidas para matar os cupins, é importante remover qualquer fonte de comida fácil para eles. Para muitos moradores, isso significa remover madeira estocada fora de casa. Até mesmo papel e papelão podem atrair uma colônia de cupins.

Certifique-se de arrancar do quintal qualquer toco de árvore e se livrar de qualquer outro tipo de madeira morta no quintal ou jardim.

Inspecione regularmente cercas, deques e outros componentes de madeira e tome providências assim que encontrar qualquer sinal de cupim.

Há métodos caseiros, naturais, químicos e não-químicos para eliminar uma colônia de cupins. A solução não-química mais comum é instalar uma barreira em volta da casa. Isso tipicamente deve ser feito na fase de construção de uma casa, mas também pode ser feita após a construção.

Cupins também têm dificuldade de se mover através de solo arenoso. Uma barreira de areia à volta de sua casa pode desencorajar esses insetos.


Algumas soluções químicas aprovadas para uso também estão disponíveis em lojas de ferragem e bricolagem, ou através de dedetizadoras profissionais.

Há também outros métodos:
  • Cupinicidas líquidos que podem ser aplicados no solo;
  • Madeira de construção previamente tratada contra cupins;
  • Tratamentos aplicados diretamente à madeira (borato, óleo queimado, etc.)

É extremamente importante aplicar qualquer solução química para matar cupins exatamente como instruído pelo fabricante. Esses pesticidas químicos podem atingir fontes de água e poços próximos. Quando isso acontece, geralmente o tratamento não surtiu efeito contra os cupins. É por isso que em muitos casos é recomendado entrar em contato com uma empresa dedetizadora especializada, que podem até fazer um orçamento sem compromisso.

Custo de uma Descupinização


O tamanho e extensão da colônia de cupins que precisa ser removida terá um efeito direto sobre o custo de uma descupinização (dedetização). Colônias maiores custam mais para serem removidas do que colônias menores.

Mas afinal qual é o preço de uma descupinização/dedetização? Essa é uma pergunta difícil de respondermos de forma objetiva. É prática consumada das empresas de controle de pragas/dedetizadoras apenas fornecer o preço do serviço mediante orçamento, e o orçamento apenas é feito mediante visita ao imóvel. Praticamente nenhum site de empresa dedetizadora informa seus preços online.

Além disso, o preço médio de uma descupinização varia de acordo com a região. O ideal, então, é entrar em contato com essas empresas, seja através do telefone, ou do formulário que muitas dessas empresas disponibilizam em seus sites.

Recomendamos que faça o orçamento com pelo menos três empresas de referência.

Leia aqui sobre como proceder ao contratar uma empresa de controle de pragas.

Como prevenir cupins


Após tomar medidas proativas para evitar o cupim, como telas em janelas e remoção de fontes de comida, é importante prestar atenção à condição do encanamento de seu imóvel. Qualquer goteira ou vazamento irá se tornar um chamariz para o cupim. Essas pragas se alimentam de celulose, mas precisam de água. Sem água, não há cupins.

Limpar calhas também é importante. Calhas entupidas irão provocar vazamentos, o que pode criar poças próximo a telhados, convidando o cupim a atacar o madeiramento. Cupim no telhado é um dos piores tipos de infestação.

Ter uma boa circulação de ar em casa também é muito importante. A circulação do ar previne a umidade, o que naturalmente previne que os cupins formem uma colônia. Isso é especialmente importante em banheiros.

Controle Natural do Cupim

Aqui no blog já falamos sobre vários métodos naturais para matar ou evitar o cupim, para aqueles que gostariam de tentar uma solução natural antes de contratar uma empresa:


Fontes:


Categories: , , | Leave a comment

Leave a Reply

Dúvidas e Comentários?