Controle Natural do Cupim – Qualquer um Pode Fazer






Muitas pessoas não se sentem seguras ao usar inseticidas químicos em suas casas para controlar os cupins (ou como são chamados em Portugal, térmitas), e portanto, querem aprender métodos naturais de controle do cupim.



Há certos métodos de controle do cupim que são mais seguros e naturais que outros. Mas em comparação com uma descupinização (dedetização profissional), geralmente há uma perda de efetividade ao usarmos esses métodos alternativos. Como tudo na vida, há vantagens e desvantagens em utilizar esses métodos.



Abaixo, iremos discutir alguns desse métodos, para que você decida se é vantajoso ou não aplicar essas opções de controle natural do cupim.



Entendendo os limites dos métodos alternativos de controle do cupim




O primeiro passo é conhecer pelo menos alguns fatos gerais sobre os cupins. Aprenda um pouco sobre como eles vivem, o que os atrai, e como detectar sinais de cupins em sua casa.



Também é interessante saber um pouco sobre os diferentes tipos de cupins, porque espécies diferentes requerem maneiras de controle diferentes.



Um dos métodos mais naturais de lutar contra os cupins é utilizar os predadores ou inimigos naturais dos cupins contra eles. Deixe a natureza lutar parte dessa guerra por você!



O melhor método natural de controle do cupim é a prevenção!




Prevenção é o melhor método de controle do cupim e há várias ações que você pode tomar neste sentido, que irão reduzir as chances de uma infestação de cupins em sua casa, estrutura ou propriedade.



Para começar, você pode adotar medidas naturais durante a fase de construção da casa. Por exemplo, certos tipos de madeira são naturalmente resistentes ao cupim, como o ipê.



Controlando vazamentos e prevenindo o cupim




Uma das primeiras coisas que você pode fazer para controlar a presença de cupins naturalmente é se tornar consciente dos efeitos da água, prevenindo a criação de um ambiente que irá atrair os cupins.



Quando a madeira é molhada ou se torna úmida, se torna mais fácil de ser atacada pelos cupins. De fato, os cupins subterrâneos requerem alguma umidade antes de comer a celulose da madeira. Esta é a razão pela qual muitas vezes encontramos em matas e outras regiões, troncos de madeira infestados de “formigas brancas” (que na verdade são os cupins), sempre escondidas sob a madeira. Perceba que os cupins nunca são encontrados na parte de cima da madeira. Isso é devido ao fato de que a parte da madeira que toca o chão e está escondida do sol, é a que apresenta maior umidade.



Sempre que você tem um vazamento de água em sua casa (por exemplo, goteiras) que atinge alguma madeira, ali será criado um ambiente que poderá atrair o cupim e é propício à sua presença.



A menor das goteiras pode, ao longo do tempo, umedecer bastante a madeira. Portanto, faça uma revisão em sua casa à procura de goteiras, e se você teve goteiras no forro ou teto da casa no passado, verifique as áreas atingidas e procure por sinais de cupins.



Faça também o teste da chave de fenda. Dê uma batida com a ponta do cabo da chave de fenda (ou outra ferramenta) na madeira que sofreu umidade. Áreas da madeira infestadas por cupins irão fazer um som muito mais oco do que na madeira que não esteja infestada. Em alguns casos, a madeira poderá até ceder.



Concentre suas buscas também por vazamentos em locais próximos a infiltrações e encanamentos. A cozinha, o banheiro e a lavanderia geralmente são os cômodos mais úmidos da casa, e passíveis de vazamentos.



Métodos Naturais de Controle do Cupim




  • Diatomito ou Terra Diatomácea – Um método de controle inofensivo aos seres humanos e outros animais, desde que se utilize o tipo certo. Há dois tipos de terra diatomácea, a hortícola (utilizada em piscinas), que pode ser tóxica para seres humanos, e a de grau alimentício ou “grau humano”. Esta versão pode ser misturada à água ou tinta e aplicada à madeira para manter os cupins afastados. Você pode, ao construir uma nova casa ou repintar, misturar terra diatomácea à tinta. Encontrado em lojas de ferragens ou de insumos rurais. Também pode encontrar fornecedores aqui.
  • Piretro – Pode ser usado de maneira semelhante ao borato (ou ácido bórico). Pode ser aplicado à superfície da madeira, na forma líquida, ou aplique o pó aos túneis em locais já infestados por cupins.
  • Óleo de Laranja – Óleo de laranja pode ser borrifado em áreas que estejam sob grande risco de infestação por cupins, uma vez ao ano. Você pode misturar óleo de laranja com terra diatomácea ou borato.

Embora todos esses sejam produtos naturais, é recomendado que você utilize equipamento de proteção como máscaras e luvas, pois muitos desses produtos são concentrados.

Veja Também:


Borato Para Matar Cupins


Categories: , , , , , , | Leave a comment

Leave a Reply

Dúvidas e Comentários?