Como se parece um filhote de cupim?





Muitas pessoas confundem filhotes de cupins (ou térmitas, como são chamados em Portugal) com filhotes de formigas porque eles se assemelham bastante. Ambos têm coloração branca e duas antenas. Mas há algumas diferenças. Para começar, filhotes de cupins iniciam suas vidas na fase larval. Isso significa que filhotes de cupim geralmente ficam próximo aos ninhos onde estão os ovos.



Pode-se diferenciar os filhotes de cupim pelas suas antenas, se são retas ou curvas. Se as antenas são retas, apontando para a frente, trata-se de filhote de cupim.

A primavera é a época de reprodução dos cupins. O cupim inicia suas revoadas após sair do estado larval, o que geralmente acontece no início da primavera. Eles então procuram áreas úmidas onde possam encontrar madeira. Eles “comem” a madeira durante todo o dia. É por isso que causam tantos danos em propriedades. A destruição provocada pelo cupim é um processo gradual, causada em um longo período de tempo.
E é por isso também que os filhotes de cupins continuam a nascer e se transformar em cupins operários ou soldados. A melhor maneira de impedir esse processo contínuo é localizar o ninho da colônia ainda no início, e destruí-lo.

Ninhos de cupim são na verdade muito fáceis de localizar, caso estejam acima do solo (no caso do cupim da terra, quase sempre o ninho está sob o solo e é muito difícil de localizar). Caso você encontre centenas de minúsculos “grãos” brancos próximo à madeira, provavelmente se trata de ovos de cupim. Se esses cupins estiverem se deslocando de um lado para outro, procurando por comida, então provavelmente estão no estágio de ninfa de seu desenvolvimento. Esse é o estágio que vem logo após a fase larval. As ninfas não são exatamente filhotes, mas mantém sua coloração branca.


Categories: , , , | Leave a comment

Leave a Reply

Dúvidas e Comentários?