Animais que comem cupim

Predadores naturais do cupim


Mamíferos


Muitos animais comem cupins, inclusive o ser humano. Cupins alados (cupins de asas) com frequência deixam o ninho ao entardecer ou começo da noite, e esse hábito propicia o comportamento predatório de animais nas proximidades.
Alguns gatos, por exemplo, já foram vistos comendo cupins. Assim como mangustos e morcegos.
Animais subterrâneos como as toupeiras e musaranhos comem cupins caso os encontrem.
Tamanduás ativamente procuram cupins para comer (de fato o cupim é o principal alimento do tamanduá), e primatas (macacos, etc) são comumente vistos usando ferramentas improvisadas (gravetos, etc) para extrair cupins de seus ninhos.
Em certas áreas da África, cupins são uma fonte de comida bastante popular.

Répteis e Anfíbios

Outros animais que se beneficiam dos cupins incluem lagartos, lagartixas, sapos e cobras.
Algumas cobras vivem dentro ou próximo de ninhos de cupins (cupinzeiros) para se alimentar, inclusive dos ovos dos cupins.

Insetos, Aranhas e Nematóides

Formigas são consumadas predadoras dos cupins. Cerca de seis tipos de formigas são ativas predadoras de cupins. Dado que colônias de formigas e cupins são às vezes encontradas no mesmo território, agressividade entre os dois insetos são inevitáveis.
Outros insetos que comem cupins incluem besouros, moscas e vespas.
Aranhas capturam e comem cupins em suas teias.
Nematóides (vermes não segmentados) invadem os corpos dos cupins e os matam. Inclusive esse verme é às vezes usado como um método natural de controle do cupim.

Pássaros

Centenas de pássaros fazem dos cupins sua refeição. Quando cupins alados saem em revoada, pardais, andorinhas, andorinhões, estorninhos e tecelões os atacam para se alimentar. Pombas, corujas, algumas espécies de águia e galinhas se alimentam de cupins que estejam no chão. Mesmo cegonhas vão tirar proveito de um punhado de cupins se estiverem com o estômagos vazio. Aves podem não ser capazes de invadir cupinzeiros, mas cupins que deixam a colônia podem se tornar um alvo fácil para elas.

Conclusão

Considere que esses animais são aliados no controle do cupim, e é interessante mantê-los por perto caso você queira se livrar dos cupins de maneira natural.

Veja outros métodos de se livrar do cupim de forma natural:



Categories: , , | Leave a comment

Leave a Reply

Dúvidas e Comentários?