Evidências de cupim

Sinais evidentes de cupins em sua casa



Cupins de madeira seca instalam suas colônias na madeira da qual também se alimentam. À medida que vão consumindo a madeira, eles escavam labirintos de túneis e câmaras dentro de mobílias e outras estruturas de madeira.

À medida que escavam e se alimentam da madeira, esses insetos vão deixando para trás pequenas pilhas de fezes, semelhantes a bolinhas de madeira.

Cupins de madeira seca também provocam "enrugamento" da madeira de pisos, paredes e forros. Muita gente confunde esses danos com o dano provocado pela água, deixando de notar que na verdade ali se encontra uma colônia de cupins.

Em certas épocas do ano, cupins alados saem em revoadas, e vão deixando suas asas ao longo do caminho. Fique alerta para uma possível infestação caso você presencie essas revoadas em sua casa, ou mesmo apenas encontre muitas asas de cupins largadas por aí. Tome medidas preventivas.

As asas de cupins têm o formato de uma escama e uma cor característica. Cuidado para não confundir cupins alados com formigas aladas. Veja na foto abaixo:



Já o cupim subterrâneo, ou cupim da terra  (também conhecido como cupim do solo) constrói colônias sob o solo e transita pelos seus túneis à procura de fontes de comida. Eles invadem habitações humanas através de rachaduras nas fundações, ou caso a fundação não esteja corretamente selada. Eles também invadem através de túneis construídos com lama, saliva e fezes..

A presença desses túneis próximo à fundação da sua casa é um sinal inquestionável de que há uma infestação de cupins.


Assim como os cupins de madeira seca, os cupins subterrâneos também produzem cupins alados que saem em revoada na época do acasalamento. Encontrar muitos desses cupins de asas em casa é sinal certo de que há uma colônia ativa por perto.

Leia também: sinais de cupins.

Conclusão


Você identificou fortes evidências de uma infestação de cupins, o que fazer?

Já demos várias dicas. Leia mais em nossos artigos sobre descupinização.  Você irá encontrar dicas de cuidados ao contratar empresas de descupinização, e métodos caseiros ou naturais para combater o cupim.



Categories: | Leave a comment

Leave a Reply

Dúvidas e Comentários?