Sinais de cupins

Identificando sinais de danos causados pelo cupim

 





Cupins podem causar danos severos às habitações humanas

Embora os cupins sejam ecologicamente importantes, pois decompõem detritos e adicionam nutrientes ao solo, esses mesmos hábitos alimentares podem causar danos severos às habitações humanas.

Porque os cupins se alimentam principalmente de madeira, eles são capazes de comprometer a força e a segurança de uma estrutura infestada.

Danos causados pelo cupim podem deixar uma construção inabitável até que sejam feitos reparos, o que muitas vezes sai muito caro.

Dano estrutural causado pelo cupim


Não são apenas as casas construídas só com madeira as estruturas ameaçadas pela atividade dos cupins.

Casas feitas de alvenaria e outros materiais frequentemente são infestadas por cupins, já que esses insetos podem atravessar rebocos, gesso e até mesmo alguns metais, como o chumbo. Os cupins então atacam armários, pisos, tetos e móveis de madeira dentro dessas casas.

Devido ao fato de que uma infestação de cupins não é identificada antes que danos severos sejam acarretados, é aconselhável que os proprietários e habitantes de uma casa contatem uma empresa de controle de pragas urbanas antes de tentar lidar com grandes infestações por conta própria.

Já demos aqui várias dicas para lidar com infestações menores e menos graves, inclusive de maneiras naturais. Veja os links no final desse artigo.

Sinais de danos causados pelo cupim subterrâneo



Cupins subterrâneos (cupim do solo, cupim da terra) vivem sob a terra solta e úmida. Em áreas rurais sua presença é bastante óbvia, pelos montes de terra sobre suas colônias. Mas em casas, sua presença é muito menos óbvia.

O dano no interior da casa, provocado pelo cupim subterrâneo, pode não ser aparente até que a infestação esteja completamente instalada.

O dano causado por esse cupim pode se assemelhar ao dano provocado pela água. Sinais externos desse cupim incluem madeira enrugada, pisos e forros inchados, áreas e pequenos "labirintos" feitos pelo cupim, visíveis dentro de paredes ou mobília.

Infestações de cupins também podem exalar um cheiro semelhante a mofo ou bolor.

Cupins subterrâneos também procuram fontes de comida acima do solo, através de túneis de barro que eles criam com saliva, lama e fezes. Esses túneis podem ser encontrados próximos às fundações de casas infestadas.


Sinais de danos causados pelo cupim de madeira seca



Cupins de madeira seca constroem suas colônias dentro de estruturas de madeira, das quais se alimentam.

Eles podem ser encontrados dentro de vigas, colunas, paredes e móveis. 

Uma infestação por cupim de madeira seca às vezes só é notada depois que uma colônia escavou tão profundamente um item, que o verniz racha e os túneis labirínticos se tornam visíveis. Tal dano é comum em móveis antigos de madeira.

Caso seus móveis, pisos ou forros de madeira sofram essa infestação de maneira severa, contate um profissional ou empresa de controle de pragas, para discutir a severidade da infestação e as opções para exterminar os cupins.

Conclusão


Em infestações menores, ou em peças menores, você pode tentar combater o cupim por conta própria, inclusive de maneiras naturais. Nos links abaixo você encontrará várias opções:

Como acabar com os cupins em móveis
5 maneiras de acabar com os cupins em sua casa
4 erros a evitar no controle do cupim
Como acabar com o cupim subterrâneo
Métodos Naturais para Exterminar Cupins: Óleo de Laranja
Móveis antigos e os cuidados com os cupins



Categories: , , | Leave a comment

Leave a Reply

Dúvidas e Comentários?