Pular para o conteúdo principal

Móveis antigos e os cuidados com o cupim

Leia isso antes de adquirir um móvel antigo



Já falamos aqui sobre como acabar com os cupins em móveis de madeira, leia aqui.

Mas agora vamos falar especificamente dos cuidados com os móveis antigos (ou vintage, como se diz atualmente).

Alguns desses móveis carregam anos de história, às vezes séculos. Mas só duraram tanto porque não foram atacados pelos nossos "amigos" cupins. Ou, se foram atacados, foram salvos a tempo por seus donos zelosos.

Agora você também vai saber como defender seu móvel antigo de seu "predador", o cupim.

Cuidados na compra do móvel antigo


Antes de fechar negócio na compra de um móvel antigo, faça uma verdadeira inspeção e procure por sinais de cupins, como buracos, trilhas, etc.
É sempre importante que você tenha esse cuidado ao adquirir móveis antigos/vintage usados, pois caso você traga móveis infestados por cupins para dentro de casa, você poderá condenar outros móveis de madeira em sua casa- e não apenas móveis, mas vigas, colunas, janelas e até os livros e o piso de madeira-, já que os bichinhos podem migrar de um móvel para outro.




Caso você perceba que o móvel está com cupins, mas ainda quiser levá-lo, contrate uma empresa especializada para combater os cupins, ou leia nossas dicas.
 

Cuidado com onde você colocará seu móvel antigo

Muita gente adquire um móvel antigo apenas para esquecê-lo, estocado em alguma sala ou lugar escuro e úmido. Justamente o tipo de lugar preferido pelos cupins!
Procure deixar os móveis em locais arejados e sem umidade excessiva.
E nunca, nunca coloque o móvel direto sobre o solo (terra).


Meu móvel antigo foi infestado por cupins, e agora?


Bom, já demos dicas de como lidar com cupins em móveis de madeira, leia aqui.

Mas o móvel antigo pede mais cuidado ainda, nesse caso.

Esses móveis devem ser tratados com métodos o mais naturais possíveis, já que tratamentos químicos podem danificá-los. Dessa maneira, você irá preservar o acabamento e a textura dos móveis.

Alguns repelentes naturais do cupim são o alho e as sementes da árvore conhecida como amargoseira ou cinamomo.

Há também outro método prático e eficaz, fazendo uso do sal de cozinha.

Cupins odeiam sal, incluindo o solo salgado. Isso porque o sal os desidrata, e a morte é certa.

Pegue um tanto de sal e misture com água, fazendo uma solução saturada de sal (muito salgada!), e borrife essa solução nos buracos dos cupins.


Óleo de laranja


Além desses métodos, leia também sobre o óleo de laranja, natural e eficaz no combate aos cupins.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 coisas que você não sabia sobre a rainha cupim

A rainha cupim é uma criatura incrível. Ela é a reprodutora da colônia inteira, é a única fêmea fértil em um coletivo que pode chegar aos milhões. Aqui estão 10 coisas que você provavelmente não sabe sobre a rainha cupim: Embora geralmente haja mais do que uma rainha em uma colônia de cupins, a rainha “principal” é a líder e se encarrega de toda a reprodução. As outras rainhas existem principalmente como reserva, caso a rainha principal morra. As reservas são clones da rainha principal. A razão para isso é que uma colônia é essencialmente uma grande família, e geralmente há apenas um rei. Se a rainha reserva fosse o resultado de uma reprodução sexual entre a rainha e o rei, então haveria o perigo de incesto e a colônia sofreria de similaridade genética. Por isso as rainhas reservas são clones. O abdômen de uma rainha cupim é feito para botar ovos e é capaz de produzir mais de 30.000 ovos de cupins... em u

Cupins fazem barulho?

Cupins podem ouvir e ser ouvidos? Dado que os cupins são pequenos como formigas, podemos pensar que eles não produzem nenhum barulho que se possa notar. Porém, cupins fazem sim barulho que podem ou não ser fáceis de notar. Quando eles estão a trabalhar, podem fazer barulhos de baixo volume, e seria necessário um estetoscópio para escutá-los. Mas ao batermos em um pedaço de madeira ou outro objeto infestado por cupins, podemos ouvir um som mais perceptível. Há três tipos de sons que podemos escutar de uma infestação de cupins. Os dois primeiros são um som semelhante ao roçar de uma folha de papel e um chacoalhar seco. O som parecido com papel sendo roçado indica que os cupins estão fazendo seus túneis próximos à superfície da madeira. O som de chocalho seco é feito pelos cupins ao baterem suas cabeças nos túneis ao passar por eles. Esses dois sons podem ser mais difíceis de ouvir sem a ajuda de aparelhos. Mas o terceiro som é mais um som oco que você pode ouvir ao ba

Óleo Para Matar Cupim – Receita

Óleo Queimado para Matar Cupim? A sabedoria popular sempre é uma fonte de informações no combate a qualquer praga urbana, e o combate ao cupim (ou térmitas, como são conhecidos em Portugal) não é exceção. Você já deve ter ouvido falar ou recebeu a sugestão de utilizar óleo queimado (óleo de motor), óleo diesel e querosene para combater infestação por cupim. É um método conhecido e caseiro, mas é eficiente? O óleo queimado (pode ser óleo de motor de carro ou obtido de processos industriais) é eficaz, pois é tóxico para o cupim. Na verdade, é na queima do óleo que são produzidas as substâncias que irão repelir o cupim. Um método popular de utilização de óleo queimado na eliminação do cupim é jogar ou passar o óleo sobre a madeira. Ao contrário do verniz ou tinta, que só protegem a madeira superficialmente, o óleo queimado penetra mais profundamente na madeira. É um método eficiente, realmente repele o cupim, mas apenas as áreas em que o óleo penetrou estarão