Como evitar que cupins comam móveis de madeira


Em países tropicais como o Brasil, o cupim tende a aparecer em determinadas épocas do ano, quando a umidade aumenta. E, como sempre frisamos, há duas coisas, além da madeira, que o cupim adora: o escuro e a umidade.

Nessas condições, o cupim se multiplica rapidamente. Esses insetos preferem atacar os móveis mais delicados, não tratados e antigos. Já falamos sobre cuidados específicos para lidar com o cupim em móveis antigos, leia aqui.

Também já demos dicas para evitar o cupim dentro de casa e no quintal, recomendo que você leia aqui as dicas básicas para evitar cupins. E depois volte neste artigo, pois vamos nos aprofundar nas dicas, a seguir:

Conserte goteiras e vazamentos

Saiba que a água é o melhor amigo dos cupins, mas inimigo número um da sua mobília. Por isso, você deve se livrar de qualquer goteira ou vazamento em sua casa ou empresa, seja interno ou externo (dentro de casa ou no quintal).

Vazamentos e goteiras fornecem aos cupins acesso fácil à água. Dificultar esse acesso à água diminui a quase zero as chances de que seus móveis sejam infestados por cupins.

Não deixe a grama e as plantas crescerem demais.



Já falamos aqui em como é importante manter alguma vegetação no quintal para ajudar a controlar os cupins e outras pragas, já que as plantas atraem os predadores naturais dos cupins: moscas, vespas, besouros, aranhas, pássaros, formigas, sapos e lagartos.

Mas reiteramos: a vegetação deve ficar a uma distância mínima de 25 cm de casa, sem contato direto com a parede ou fundações. Isso evita que os cupins usem as plantas como "ponte" para dentro da sua casa.

Outra atitude importante é sempre manter a grama aparada e as plantas podadas, pois a vegetação densa cria áreas de umidade, e você já sabe quem é atraído para áreas úmidas, não é?

Estoque madeira e lenha da maneira certa


Às vezes é preciso estocar madeira por diversas razões: para construção ou, como ainda se usa em certas regiões, usar como lenha.

A madeira nunca deve ter contato direto com o solo (chão de terra), pois é de lá que o cupim vem, na maioria das vezes.

Tente elevar a madeira do solo, colocando-a sobre metal ou concreto-neste último caso, cuidado com frestas e rachaduras que deem acesso ao solo.

Ajuda profissional


Se possível, contrate uma empresa especializada em descupinização, desinsetização ou dedetização, uma vez por ano, para fazer uma inspeção. Essas inspeções podem fazer uma detecção precoce de cupins nos móveis, antes que os móveis sofram danos maiores. Muitas vezes a descoberta por nós mesmos é tardia, quando o móvel já estará comprometido, devendo ser restaurado (e isso custa dinheiro), ou até mesmo descartado.

Mesmo que os profissionais não encontrem cupins em sua casa, eles poderão fornecer dicas específicas para você evitar cupins em sua casa.

Um olhar profissional também pode detectar sinais que nós muitas vezes deixamos passar batido, mesmo com todo o cuidado do mundo.

Forragem certa


Muita gente forra o pé das plantas com serragem ou folhas mortas. Isso tem seus benefícios, mas pode sair pela culatra, pois esse tipo de forragem é uma fonte de comida e água para os cupins.

Utilize alternativas como argila ou outras forragens sintéticas, que podem trazer os mesmos benefícios. Pergunte em sua loja de jardinagem ou bricolagem.

Fure um pequeno buraco em seu móvel


Sim, você leu direito. Use, de preferência uma furadeira, e faça um buraco em uma parte pouco visível de seu móvel. Nesse buraco você poderá injetar ou borrifar repelentes (ou cupinicidas, caso o móvel já esteja infectado). Alguns repelentes naturais são o alho, sementes de cinamomo (amargosina) e o óleo de laranja.

Uma solução de água muito salgada serve como cupinicida natural, falamos sobre isso aqui. Mas há bons cupinicidas químicos no mercado. Mais uma vez, procure se informar na loja de sua preferência.

Conclusão


Cupins se multiplicam muito rápido nas condições certas (quase à velocidade da luz, hehehe...), portanto é sempre bom se antecipar à eles, ou combatê-los o mais rápido possível, quando encontrados.



Categories: , , | Leave a comment

Leave a Reply

Dúvidas e Comentários?