Como acabar com os cupins em móveis

Métodos para acabar com os cupins em móveis de madeira



Quando há uma grande infestação de cupins em casa ou até mesmo na sua empresa, é altamente recomendado que você contate uma dedetizadora que faça uma descupinização profissional. Hoje em dia as melhores dedetizadoras trabalham com produtos de baixa toxicidade, e muitas oferecem até mesmo técnicas naturais de controle dessa praga.

Mas quando você detectar infestações pequenas, ou até mesmo grandes infestações, mas em pequenos móveis, você pode tentar alguns métodos naturais por conta própria.


Armadilha de papelão

A armadilha de papelão, ou isca de papelão, é um método simples, mas engenhoso, para "capturar" cupins.

A armadilha funciona porque na verdade o cupim se alimenta de celulose (encontrada na madeira e também no papelão).

Pegue três ou quatro pedaços de papelão e umedeça-os com água (não muito, ou o papelão irá se desfazer).

Pegue os pedaços, junte-os e coloque-os próximo ao móvel (se o chão for de madeira, não coloque diretamente sobre o chão).

Os cupins serão atraídos para o papelão.

Deixe o papelão no lugar por dois ou três dias. Depois disso, pegue o papelão e queime-o junto com os cupins que foram atraídos.


Luz do sol

O cupim prefere lugares escuros, e tem pouca resistência ao calor.

Aproveite um dia de muito sol, sem sinal de chuva e utilize esse método natural de eliminar cupins.

Coloque o móvel sob o sol, e, durante o dia, vá girando o móvel para que ele receba luz e calor por igual.

Caso não seja época de chuvas e haja promessa de sol por alguns dias seguidos, deixe o móvel lá por mais de um dia. Também nesse caso  utilize as iscas de papelão, para maximizar o resultado.


Congelamento


Não está fazendo sol, e a peça de móvel atingida é pequena? Então acabe com os cupins congelando-os!

Para isso, a peça deve caber no freezer ou congelador. Ou então use esse método com peças menores do móvel, que possam ser removidas. Gavetas, por exemplo.

Mas atenção, há a maneira correta de usar esse método. A peça deve ser colocada em sacos plásticos que possam ser vedados, como aqueles utilizados para alimentos.

Deixe a peça no freezer ou congelador por mais ou menos duas semanas. Ao retirar, deixe vedada dentro do saco por mais dois dias, para que a peça não desenvolva umidade ao voltar à temperatura ambiente.


Óleo de laranja


Além desses métodos, leia também sobre o óleo de laranja, natural e eficaz no combate aos cupins.




Categories: , | 3 comments

Comments (3)

  1. Estou com problema de cupim nas portas internas do meu apartamento, não vou trocar os forramentos porque aparentemente não foram atacados, o que devo passar neles e nas novas portas, para evitar novos ataques?

  2. Olá! Você pode utilizar borato, solução de sal, e vários outros métodos. Faça uma pesquisa em nosso blog, ou procure pelos links no lado direito (ou abaixo, caso esteja no celular), com certeza encontrará um método mais adequado para sua situação. Obrigado!

  3. Conteúdo de excelente qualidade, obrigado por compartilhar! Produtos químicos pesados muitas vezes são desnecessários. Existem hoje em dia dedetizadoras que usam técnicas verdes de descupinização.

Leave a Reply

Dúvidas e Comentários?