5 maneiras de acabar com os cupins em sua casa

5 maneiras de remover os cupins de sua casa



Sendo os cupins uma praga, há diversas maneiras de lidar com uma infestação.


Normalmente os três fatores que irão determinar o método usado para exterminar os cupins serão:

  • O tipo de cupim em questão;
  • O nível de infestação;
  • O local onde o cupim se instalou.
Já falamos no blog sobre vários métodos de lidar com os cupins, mas separamos 5 métodos dos mais eficientes:

1) Descupinização


Também chamada de dedetização ou desinsetização. Essencialmente a maneira mais efetiva de se livrar dos cupins. É geralmente usada contra graves infestações pelo cupim de madeira seca. Dependendo do caso, é preciso evacuar a casa por pelo menos 24 horas.

A descupinização química e profissional é o mais caro dos métodos, mas por sua eficácia, pode ser o mais compensatório. Apenas se certifique de escolher uma boa empresa ou profissional.



2) Iscas


A isca ou armadilha para cupins é um dos métodos menos tóxicos, e também bem efetivo, pois pode matar a colônia inteira de cupins. Já falamos aqui como você mesmo pode tentar esse método em casa. Mas muitas empresas que trabalham com descupinização química também oferecem esse método. Nesse caso, eles trabalham com tubos contendo iscas para cupins. Esses tubos são enterrados no solo ao redor da casa. As iscas serão então monitoradas até que a colônia seja eliminada.

Esse método pode ser combinado com outros para potencializar a eficácia.

3) Tratamento líquido


Há vários inseticidas ou cupinicidas líquidos no mercado, de venda livre (qualquer um pode comprar). Esses líquidos são injetados nos locais infestados pelos cupins.

Os inseticidas líquidos variam em nível de toxicidade e odor.

Os inseticidas líquidos disponíveis podem ser piretróides ou mesmo organofosforados.

É importante consultar um profissional sobre o melhor cupinicida líquido a ser usado, já que cada um apresenta vantagens e desvantagens.

4) Tratamento com borato


É um método principalmente utilizado em madeira que será utilizada em construção, ou em reformas.

O borato é geralmente aplicado diretamente à madeira que será utilizada na construção. 

Os cupins, na verdade, são incapazes de digerir madeira. Eles dependem de um protozoário que vive em seu trato digestivo, que digerem a madeira por eles, deixando para os cupins o nutriente de que precisam.

O borato é eficaz porque mata esses protozoários, e o cupim então morre de fome.

5) Repelentes


Você também pode utilizar um repelente para criar uma barreira ao redor da casa infestada. Isso não irá matar os cupins já presentes em sua casa, mas evitará que outros cupins a invadam.

Isso também evita que os cupins já presentes deixem o local. Se a barreira impedir que os cupins tenham acesso à água, há grandes chances de que com o tempo, eles desidratem e morram.

Esse método é mais demorado e os resultados podem não ser tão bons quanto dos outros métodos. Mas caso funcione, é muito difícil que a casa volte a ser infestada novamente.

O quê pode ser utilizado como repelente? Há vários repelentes eletrônicos contra cupins no mercado. Alho e sementes de amargosina (neem ou cinamomo) são repelentes naturais, mas não muito eficazes em grandes áreas. O óleo queimado também já provou ser eficaz como repelente.

E lembrando que sempre se pode contratar uma empresa de dedetização. Eles podem montar uma barreira com iscas ou utilizando creosoto ou outras substâncias.

Fontes:




Categories: , , , | 1 comment

One Comment

  1. Obrigado. Esse artigo me ajudou muito. Valeu.

Leave a Reply

Dúvidas e Comentários?