O cupim come madeira?

Como os cupins se alimentam



Os cupins comem madeira?

Esta pode, a princípio, parecer uma pergunta boba ou até óbvia. Mas às vezes surge a dúvida.

Tudo bem, é fácil constatar que os cupins destroem a madeira, principalmente para quem já teve um móvel perdido para esses insetos. Mas às vezes não conhecemos bem os insetos que invadem nossas casas (lembrando que para eles, nós somos os invasores). E pinta a dúvida: esse bichinho realmente está comendo a madeira que ele está destruindo? Ou ele é como a formiga, que constrói sua casa na terra mas não necessariamente come terra? O cupim apenas constrói seus ninho na madeira que ele está "roendo"?

Como o cupim se alimenta


O cupim se alimenta sim da madeira. A substância que ele procura é a celulose, que também é encontrada em derivados da madeira, como por exemplo, folhas de papel.Porém, o cupim não consegue digerir a celulose (assim como nós, humanos). Então, como eles tiram seu sustento da madeira?

Os cupins dependem então, de protozoários, bactérias ou fungos que vivem dentro de seu aparelho digestivo. Esses organismos digerem e excretam a madeira comida pelos cupins, e o cupim por sua vez retira nutrientes dessa excreção. Esse tipo de relação entre organismos na natureza é chamado simbiose. Ambos os organismos (por exemplo o cupim e o protozoário) se beneficiam dessa relação, pois ambos dependem do outro para conseguir comida.

É por isso que alguns métodos de combate ao cupim funcionam. O ácido bórico, por exemplo, mata os protozoários digestivos do cupim, que por sua vez morre de fome.

Fontes: http://termite.wikidot.com/

quinta-feira, 22 de novembro de 2012 by L DM
Categories: | Leave a comment

Leave a Reply

Dúvidas e Comentários?